Tuesday, August 26, 2008

Desejo e Reparação



A um bom tempo atrás vi um filme - Desejo e Reparação - que se passa em 1935 quando a jovem Brioni de 13 anos que tem uma imaginação muito fértil, usa sua criatividade e acusa o filho do caseiro de um crime que ele não cometeu, o que muda absolutamente a vida dele e também de sua irmã mais velha.

Acredito que todo mundo tem em sua consciência um erro cometido do qual se arrepende muito. Eu tenho o meu, mas minha consciência sempre tranquila me afirma todas as noites que não fiz nada que agredisse ou maltratasse alguém.

Algumas pessoas cometem erros que tem proporções catastróficas nas vidas de outras pessoas, se arrependem, tentam o perdão e nem sempre conseguem. No caso de Brioni, o tempo passou, a Segunda Guerra Mundial começou e o seu remorso torna uma ferida muito maior do que qualquer bomba lançada no front.

Esse é um filme lindo, que na minha opinião faz parte dos grandes dramas de uma época. Além de inesquecível, nos mostra o quanto nossas palavras e atitudes podem passar desapercebido por nós, para quem ouve e sente tem proporções inimagináveis, e podem nunca ter volta.

Como diria os queridíssimos Tom Jobim e Vinícius:

"Quem semeia vento, diz a razão
Colhe sempre tempestade..."

1 comment:

LUCRÉCIA said...

...mmmmm, quantas coisas novas boas novas por aqui! :)
um beijo-saudade carinhoso