Thursday, January 25, 2007

Blood Diamond


Ontem foi o dia do cinema. Uma boa companhia, um bom filme, um saco de pipoca, a última fileira do cinema, ótima pedida para uma quarta-feira. Diamante de Sangue foi o filme da noite. Me deixou tão impressionada que mesmo depois de chegar em casa e tentar dormir, não conseguia parar de pensar na história do filme.

Toda a história se passa em Serra Leoa, na década de 90, quando o país vive um tremendo caos com uma guerra civil monstruosa, onde se destruiu quase todo o país, ocasionando em milhares de pessoas sumariamente executadas pelas tropas rebeldes (F.U.R - Força Unida Revolucionária), que compravam armas com dinheiro dos diamantes que extraíam ilegalmente nas jazidas do país. O mais chocante de toda a história são as crianças que sofrem uma "lavagem cerebral" e são aliciadas para matar pelo lado dos rebeldes. Não tendo nada a perder elas matam, estupram, se drogam, cortam barrigas de grávidas, decepam mãos e braços de civis e ainda perguntam: "Você quer manga curta ou comprida?". Não consigo compreender como uma criança pode fazer isso. Mas tudo fruto de uma falta de educação onde os rebeldes colocam em suas cabeças que seus pais os abandonaram, que suas vidas eram miseráveis e foi a F.U.R que os salvaram. Isso acontece até que a importação de diamantes seja embargada.


Como pode um país tão rico em minério ser tão miserável culturamente?


Hoje Serra Leoa está com a situação mais controlada, mas é o país mais pobre do mundo, tendo o pior IDH e a maior mortalidade infantil. (161 crianças em cada 1000 morrem antes de completar um ano).


2 comments:

Anonymous said...

entao...ja ouvi falar desse filme sim,inclusive bem,ate porque muita gente temia ve-lo por ser interpretado pelo Dicaprio...Eu ainda nao vi mas o farei.
beijinhos

Anonymous said...

já assitiu Sr das armas?
se não, assista

Dani