Sunday, May 25, 2008

Ensaio sobre a cegueira

"Hace mucho tiempo...." eu li um livro que mudou minha percepção em relação a vida. Acho que passei a ser mais observadora, mais sensível, mais humana. O grande livro de um magnífico escritor. Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago. Sem muitos diálogos, sem parágrafos. Uma leitura agradável, densa, muitas vezes tensa.

Nesse último ano, Fernando Meirelles dirigiu o filme que vai ser estreado em setembro, baseado na história que Saramago contou no Ensaio sobre a Cegueira.

No meio de uma montanha russa de acontecimentos, em uma sala nem tanto apropriada, Meirelles foi apresentar o filme homônimo a Saramago em Lisboa. Esse mesmo assistiu mudo e sem reações.

O vídeo abaixo mostra o momento emocionante em que Saramago diz a Meirelles o que ele sentiu ao ver o filme. Não consigo parar de sentir arrepios ao ver essa cena. Se você leu o livro, veja o vídeo e me diga o que sente.

Vendo mais um pouquinho de suas obras, encontrei um curta tão simples, tão singelo, "A maior flor do mundo". No final fica um questionamento para todos nós.

Y sí las historias para niños fueram de lectura obrigatória para los adultos?

Seríamos realmente capaces de apreender lo que, desde hace tanto tiempo venimos enseñando?

4 comments:

Unknown said...

Comprei Ensaio para a Cegueira há um tempo, mas nunca o li. Esses dias comprei O Amor no Tempo do Cólera, tb ñ o li.. Dpois do seu texto (q é mto legal) me animei..

PS. Se possível, queria a tradução das frases citadas..
Bjo. Larissa.

Unknown said...

Olá.
Há um tempo comprei Ensaio sobre a Cegueira e nunca o li.. Esses dias comprei O Amor no Tempo do Cólera.. Tb na minha estante sem manuseio.. Dpois q li seu texto (q é mto legal!!!!) me animei..
Até.
Larissa.

PS. Se possível, queria a tradução das frases citadas..

Bendita Januária e outras histórias said...

Oi Larissa, não desanime, eu te diria que um livro do Saramago não pode ficar assim em uma estante. Corra lá agora mesmo e comece a ler, vc vai amar! Bem, as últimas frases do curta A maior flor do mundo diz o seguinte:

"E se as histórias infantis fossem leitura obrigatória para os adultos,seríamos mesmo capazes de aprender o que viemos a tanto tempo ensinando?"

Espero que tenha gostado do curta tb. beijos

Anonymous said...

Seu post me emocionou. Que vídeo lindo. Saramago chorando ao assitir o filme... creio que farei o mesmo.
Sem dúvida "Ensaio sobre a cegueira" é meu livro preferido, e a obra prima do Saramago. Eu tinha medo do filme. Essas adaptações quase nunca apreendem a profundidade da obra... mas depois do aval do Saramago, alguém poderá questionar?

Beijos linda :)

Sil