Monday, September 04, 2006

O Goianês!

O Goianês é uma língua muito interessante. A cada dia descubro uma palavra nova. Além dos rrrr intermináveis da carne, porta, computador, o goiano engole grande parte das consoantes e vogais em uma só palavra.

Cadiquim, certim, poquim, tá boa, tá bom, tá certo, tá fácil, paia, massa, iliminto.....são poucos exemplos do que seria um imenso dicionário.

Ingreja é uma das mais luxuosas, que acompanha os eixames.

Bassora, galfo, flalda somente uma classe bastante selecionada que fala, talvez os parentes do Cebolinha.

Mas o melhor mesmo foi descobrir a mais nova palavra. Acho que ela já está circulando pela cidade a muito tempo, e eu que não tive ouvidos tão sensíveis para assimilar. Mas esse final de semana, com uma sequência tão intensa desta palavra, não teve como não assimilá-la:

QUIÓ!

O que seria essa palavra tão falada? Uma gíria??? Não, para que vocês entendam, quió é uma abreviação de aqui ó!

Quió o carro, quió a rua, quió o lanche, quió o job, quió a planta, quió o beijo, quió otras cositas más.... Agora quando o objeto ou o que você mostrar estiver longe, eu ainda não sei como será. Vou procurar saber e já já digo a vocês.

Peter, vai aprendendo......quió!!!!!

Tô ouvindo: Me gustas cuando callas - Brazilian Girls

2 comments:

Dani said...

oie Adriana!!!
gostei de suo blog, mais para min o goianes e o unico brasileiro que eu escute, heheheh.... nao!!!, nao e certo!! escute a gente du nordeste, e tenho certeza que a lingua de elos tem o sutaque mais engraçado q eu escute!!!

Un gran abrazo desde España, mi gran amiga del "hola chico", jejej

Besos

dani Amatte said...

quió, vai tê messssso a exposiçã do picasso... vem no circuito cultural, se quiser, entra no site do bb e confere... teve em terezina, vai ter em bh, aki e em curitiba